Já não temos vagas disponíveis para participar neste evento.
    Por favor, siga o evento online via live-stream.

    “Defend the Sacred”: Conferência para Agentes de Mudança Globais

    Junte-se a activistas do mundo inteiro para uma conferência de 3 dias, sobre resistência e sobre a regeneração da comunidade da vida. Líderes de comunidades indígenas, movimentos sociais e alternativas sistémicas, irão reflectir sobre as suas experiências na convergência do activismo com a espiritualidade, partilhando perspectivas para uma cultura global de cooperação, convidando à participação, ao intercâmbio e à colaboração.

    “Somos governados por oração… Somos a Terra em sua auto-defesa.”
    –Cedric Goodhouse, ancião Lakota

    A humanidade colocou-se num impasse existencial, ao qual não é possível escapar recorrendo a meios convencionais. O colapso ecológico, social, económico e político resulta de uma civilização incompatível com os princípios da vida. Deparamo-nos com um futuro incerto. Para sobreviver, precisaremos de nada menos do que uma mudança de paradigma nas próprias fundações da cultura humana — de um padrão histórico de dominação para um de interdependência, cooperação e cuidado entre as pessoas e todos os seres.

    Com a nossa sobrevivência em risco, surgem globalmente movimentos pela acção radical face às alterações climáticas, pelos direitos das mulheres, pela justiça racial, económica e social. Os jovens começam a abandonar sonhos de poder e ganância, e procuram abraçar novos sonhos. O momento chegou. Assim que a visão de um mundo regenerativo e não-violento preencher o coração e a mente da humanidade, poderemos vivenciar a sua emergência. Quando unificada pela confiança e pelo compromisso de servir a sacralidade inerente à vida, a maré global de libertação e cura será imparável.

    A resistência dos “protectores da água” indígenas contra a construção do oleoduto Dakota Access Pipeline, nos Estados Unidos, evocou na consciência da humanidade a possibilidade de um activismo espiritual, levando as pessoas à defesa da água, da comunidade e da Terra em diversos lugares. Sentimos que o que teve início em Standing Rock em 2016 pode e deve tornar-se num movimento planetário — por esse motivo, convidámos activistas do mundo inteiro a reunir-se no nosso centro em 2017 e 2018. A aliança “Defend the Sacred” irá reunir-se num grupo mais pequeno, durante a semana anterior à conferência. Posteriormente, queremos convidá-lo a juntar-se a nós durante estes 3 dias (16-19 de Agosto), num encontro maior para agentes de mudança globais.

     

    Detalhes do Programa

    A conferência incluirá diferentes formatos, tais como painéis, plenários, espaços de partilha para todos, painéis mais pequenos que posteriormente dividem os participantes em sub-grupos para aprofundamento, espaços abertos dedicados ao intercâmbio e à colaboração, e também espaços para ritual, exercício e celebração, de forma a tocar a experiência do sagrado que defendemos.

    Temas centrais:

    • Resistência & oração: O que torna o activismo “sagrado”? O que aprendemos nos últimos anos?
    • Sistemas regenerativos: como abandonar  os combustíveis fósseis e viver em cooperação com a natureza?
    • Restauração de ecossistemas: poderemos ainda prevenir alterações climáticas irreversíveis? Como curar a quebra da nossa relação com a Terra como organismo vivo?
    • Comunidade & trabalho de paz interior: Como criar estruturalmente tanta confiança e solidariedade entre nós, de forma a que os nossos movimentos se tornem inquebráveis?
    • Utopia para o século 21: O que acontecerá após o capitalismo global? O que podemos aprender sobre comunidades indígenas, movimentos sociais e Biótopos de Cura?

    Como preparação, sugerimos a leitura do livro “Defend the Sacred: If Life Wins, There Will Be No Losers” [“Defender o Sagrado: Se a Vida Vencer, Não Haverá Vencidos”], (Verlag Meiga, 2019).“

    Para quem estiver interessado em saber mais, iremos oferecer um workshop de 4 dias após a conferência, facilitado por Sabine Lichtenfels, Benjamin von Mendelssohn, Gigi Coyle e Orland Bishop. Para mais informação e inscrição, visite “Activist Intensive Seminar: Is Global Healing Possible?” (Seminário Intensivo para Activistas: Será a Cura Global Possível?).

    Oradores

     

    Já não temos vagas disponíveis para participar neste evento.
    Por favor, siga o evento online via live-stream.

    Custo

    Normal: €150
    Para Portugueses: €60

    Escolhemos este preço reduzido, que apenas cobre custos básicos e não contabiliza o valor da conferência, de forma a apoiar especialmente os activistas Portugueses que querem participar e não dispõem de suficientes recursos financeiros. Se tiver capacidade de fazer um donativo superior ao valor que estabelecemos, ajudará a cobrir os custos da conferência.

    Alojamento

    Pedimos que traga a sua própria tenda. Se tiver necessidades especiais, entre em contacto connosco.

    Alimentação

    Vegana

    Idioma

    Inglês (tradução em Português e Espanhol disponível)

    Chegada e Partida

    O programa terá início na Sexta-feira, 16 de Agosto, às 15:30, terminando na Segunda-feira, 19 de Agosto, às 13:00. Assegure-se que chega na noite de Quinta-feira, ou na manhã de Sexta-feira, e que se organize para partir na Segunda-feira à tarde. Se viaja dentro da Europa pondere utilizar o autocarro ou o comboio, como alternativa ao transporte aéreo.

    Crianças

    Não é possível trazer crianças para esta conferência.

    Já não temos vagas disponíveis para participar neste evento.
    Por favor, siga o evento online via live-stream.

    Upcoming Events

    www.tamera.org